REDAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E REPERTÓRIO


O curso Redação: repertório e argumentação surgiu como complemento às aulas regulares de Redação.

Assumindo que a competência de escrita está associada a posse de um amplo repertório cultural e que, por meio de atividades de escrita, os alunos podem desenvolver melhor o senso crítico sobre os temas abordados nas aulas das demais disciplinas, o curso Redação: argumentação e repertório visa a contribuir com o processo de apropriação crítica do repertório a que nossos alunos são expostos.

O intuito principal desse curso é auxiliar os alunos em uma tarefa fundamental, mas na qual poucos vêm obtendo o êxito desejado: explorar o repertório cultural implicado no debate para então argumentar de forma sólida e fluente.

Infelizmente, dois grandes males acometem boa parte dos estudantes de nível médio, no que diz respeito à prática de redação: um deles é a falta de conhecimentos gerais que pudessem tornam seus textos mais atrativos; outro é, mesmo quando de posse de um repertório mais amplo, a incapacidade de manejar os mecanismos linguísticos necessários para construir um texto autônomo, com uma marca autoral bem definida e a originalidade cabível nos gêneros textuais argumentativos.

Por mais que as aulas regulares das demais disciplinas, inclusive do curso regular de Redação, já desempenhem um importante papel na formação cultural de nossos alunos, as produções textuais ainda podem avançar muito.
Tendo em conta esse cenário, nosso curso tem como propósito aproximar dos temas de redação o aparato teórico de outras disciplinas do ensino médio. Para isso, o curso conta não apenas com professores de redação, mas também com participações sistemáticas de professores das demais disciplinas.

A meta desse trabalho é desenvolver a capacidade crítica e linguística necessária para converter repertório em argumento.